UOL Notícias Notícias
 

24/12/2009 - 16h54

Vaticano diz que o Natal ensina a convivência com os ateus

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 24 DEZ (ANSA) - O porta-voz da Santa Sé, padre Federico Lombardi, afirmou hoje que o Natal educa os fiéis a estabelecerem "amizade" com Deus e com as pessoas "que não o conhecem".

"Os que se consideram agnósticos ou ateus devem estar nos nossos corações, no [coração] dos cristãos", disse Lombardi em declarações à Rádio Vaticana.

Segundo o porta-voz, é preciso respeitar as "liberdades de pensamento e de vontade, e a decisão das pessoas de não quererem ser consideradas 'objeto da missão' [de Cristo]".

"Nem sempre nossas palavras deixam claro este respeito", pontuou o religioso, destacando que "a contemplação da encarnação, que ao mesmo tempo é revelação e mistério, educa a esta dupla amizade: com Deus e com o homem que não o conhece".

Nesta tarde, a Santa Sé deu início às cerimônias de comemoração do Natal. O papa Bento XVI acendeu a Luz da Paz e benzeu o tradicional presépio da Praça São Pedro.

Às 22h locais (19h no horário de Brasília), o Pontífice presidirá a Missa do Galo, que neste ano pela primeira vez terá seu início antecipado em duas horas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host