UOL Notícias Notícias
 

26/12/2009 - 18h50

EUA e México abrirão escritório binacional de combate ao tráfico em 2010

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 26 DEZ (ANSA) - A embaixada dos Estados Unidos no México informou hoje que será aberto em março ou abril o escritório binacional de combate ao tráfico de drogas, medida que faz parte da Iniciativa Mérida, programa por meio do qual o governo norte-americano direciona ajuda financeira ao país vizinho na área de segurança.

O diretor da Seção Antinarcóticos da representação diplomática, Keith Mines, disse que os fundos para sustentar a entidade sairão justamente dos recursos da Iniciativa Mérida.

A criação do escritório binacional foi anunciada pela secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, durante uma visita que fez ao México em março. No mês seguinte, esteve no país o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A nova divisão será instalada em um edifício cuja localização exata ainda não foi revelada por razões de segurança. Já se sabe, porém, que será na capital Cidade do México, afirmou Mines.

De acordo com o funcionário, o órgão ajudará no "intercâmbio de informações e estratégias" entre os dois países no enfrentamento ao crime organizado que opera no México. Um total de 75 pessoas deverá trabalhar no escritório, sendo 45 norte-americanos.

Desde 2006, o presidente do México, Felipe Calderón, leva adiante um projeto de caráter militar para confrontar abertamente os cartéis que controlam o tráfico de drogas no país.

Neste período, estima-se que mais de 15 mil pessoas tenham perdido a vida. Os locais mais violentos estão na fronteira com os Estados Unidos, principal destino dos entorpecentes e maior fornecedor das armas usadas pelos cartéis mexicanos.

A Iniciativa Mérida, criada em março de 2007 por Calderón e pelo então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, tem recursos de US$ 1,1 bilhão aprovados pelo Congresso norte-americano até o ano que vem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h10

    -0,34
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h18

    1,75
    62.755,85
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host