UOL Notícias Notícias
 

27/12/2009 - 18h55

Chile: Opositor se diz mais preparado para chegar à presidência

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 27 DEZ (ANSA) - O empresário Sebastián Piñera, candidato da opositora Coalizão pela Mudança à presidência do Chile, disse que se sente mais preparado para chegar ao cargo que em 2005, quando foi derrotado no segundo turno das eleições pela atual mandatária, Michelle Bachelet.

"Tenho mais experiência e cabelos brancos, escutei mais. Também aprendi com as eleições anteriores", afirmou, em entrevista concedida ao jornal La Tercera.

Piñera é um dos homens mais ricos do país, proprietário da companhia aérea Lan, do canal de TV Chilevisión e de uma parte do clube de futebol Colo Colo.

No entanto, na campanha para o segundo turno das eleições deste ano, marcado para o dia 17 de janeiro, ele tentará mostrar não a imagem do executivo, mas a do homem de família, mais humana e próxima dos eleitores.

"Sinto-me orgulhoso de meus feitos nas áreas acadêmica, política e empresarial, mas optei nesta campanha por enfatizar outros aspectos da minha personalidade e colocar em primeiro plano meu caráter de homem de família, de pessoa normal, com senso de humor e capacidade de rir de si próprio", explicou.

Piñera foi o mais votado no primeiro turno das eleições, com 44% dos sufrágios. Atrás dele ficou o ex-presidente Eduardo Frei (1994-2000), que tenta retornar ao cargo pela aliança de centro-esquerda Concertación e foi a opção de 29% dos chilenos.

Para a votação decisiva, o empresário, de 60 anos, aparece como favorito, segundo as pesquisas. Caso os prognósticos se confirmem e ele chegue à vitória, terá fim uma hegemonia de duas décadas da Concertación, que desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet, em 1990, elegeu quatro presidentes.

Na entrevista ao La Tercera, Piñera disse que a oposição chilena passou nos últimos anos por uma "tremenda evolução", o que a deixa em condições de finalmente chegar ao poder.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host