UOL Notícias Notícias
 

28/12/2009 - 15h25

No Uruguai, Lula fica atrás de Obama na escolha da personalidade do ano

ANSA
MONTEVIDÉU, 28 DEZ (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pela população uruguaia a segunda "personalidade" internacional mais importante de 2009, de acordo com pesquisa feita pela Interconsult.

Lula foi escolhido por 15% dos uruguaios, atrás apenas do presidente norte-americano, Barack Obama, lembrado por 53% dos entrevistados.

Os mandatários da Venezuela, Hugo Chávez, e da Argentina, Cristina Kirchner, receberam 13% e 4% dos votos, respectivamente.

Depois deles, ainda foram mencionados por 3% dos entrevistados o técnico da seleção argentina de futebol, Diego Maradona, e o apresentador de televisão Marcelo Tinelli.

Em relação à "personalidade" do ano dentro no Uruguai, o mais votado foi o atual presidente do país, Tabaré Vázquez, com 40% das preferências.

O chefe de Governo uruguaio foi seguido pelo seu sucessor, José Mujica, que assumirá a Presidência do país no dia 1º de março, e foi escolhido por 34%.

O vice-presidente eleito, Danilo Astori, ficou com 12% das preferências, enquanto os candidatos presidenciais derrotados por Mujica nas eleições deste ano, Luis Lacalle e Pedro Bordaberry, receberam 11% cada.

Para o diretor da Interconsult, Juan Carlos Doyenart, os resultados do levantamento indicam que os uruguaios têm "uma forte tendência de associar personalidade com um dirigente político".

Segundo ele, desde que a empresa começou a realizar esse tipo de pesquisa, em 1998, a grande personalidade eleita pela maioria dos uruguaios sempre foi o chefe de Estado do país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host