UOL Notícias Notícias
 

29/12/2009 - 15h46

Paraguai: Lugo acredita que Congresso brasileiro aprovará acordo sobre Itaipu

ANSA
ASSUNÇÃO, 29 DEZ (ANSA) - O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, demonstrou hoje estar confiante de que o Congresso brasileiro irá aprovar o acordo sobre a usina hidrelétrica de Itaipu, firmado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho passado.

"Tenho certeza que o Congresso brasileiro estará na mesma altura do paraguaio", afirmou Lugo ao participar de um ato no Palácio do Governo, em alusão ao Legislativo de seu país, que já ratificou os acordos, que contemplam algumas das reivindicações paraguaias.

Em julho, Lula e Lugo assinaram um termo de compromisso que altera o Tratado de Itaipu. Firmado em 1973, o pacto inicial determinava que o Paraguai tem a obrigação de ceder para o Brasil o seu excedente de Itaipu, por um valor abaixo do mercado.

Com o novo acordo, o Brasil se compromete a pagar um preço três vezes maior pela energia, chegando a US$360 milhões anuais. Também foi decidido que seria estudada a possibilidade do Paraguai comercializar energia diretamente no mercado brasileiro, sem a intermediação da Eletrobrás.

O Congresso do Paraguai já aprovou o documento, que agora só precisa do aval dos parlamentares brasileiros para entrar em vigor.

Durante a campanha eleitoral que o levou à Presidência, em 2008, Lugo prometeu "resgatar a soberania" paraguaia sobre a usina e o novo acordo com o Brasil é considerado um dos pontos positivos de sua gestão.

Alvo de uma crise interna, o mandatário paraguaio tem sido duramente criticado por parte da oposição sugere a instalação de um julgamento político.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host