UOL Notícias Notícias
 

04/01/2010 - 08h44

Conflito entre funcionários de estatais de energia mexicanas deixa seis feridos

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 4 JAN (ANSA) - Pelo menos seis pessoas ficaram feridas ontem durante um confronto na capital mexicana entre ex-trabalhadores da estatal Luz y Fuerza del Centro (LFC), extinta pelo governo em outubro, e empregados da também pública Comissão Federal de Eletricidade (CFE).

O presidente do país, Felipe Calderón, determinou o fechamento da LFC sob a alegação de que a companhia era ineficiente e tinha altos custos, que implicavam em subsídios estatais de cerca de US$ 3,2 bilhões por ano.

Deste o encerramento das atividades, os serviços da estatal -- que detinha o monopólio da venda de energia elétrica a 25 milhões de pessoas na Cidade do México e arredores -- foram assumidos pela CFE, responsável pelo fornecimento de energia ao restante do país.

A liquidação da LFC causou a demissão de 44 mil pessoas, o que suscitou uma onda de protestos no México no final do ano passado.

De acordo com a Agência de Segurança Estatal, o confronto entre os funcionários das duas companhias começou quando cerca de 150 membros do Sindicato Mexicano dos Eletricistas (SME) bloquearam a passagem de um grupo de empregados da CFE em uma subestação elétrica.

Membros da Polícia Federal e da Agência de Segurança se dirigiram ao local, iniciando um novo conflito entre as forças de ordem e os ex-trabalhadores. Os ex-funcionários da LFC teriam usado pedras e bastões durante o confronto.

Entre os seis feridos estava o repórter cinegrafista José Luis Ruiz Alvarado, da rede de televisão Azteca. Segundo testemunhas, ele foi perseguido e apedrejado a bordo de seu veículo, que ficou danificado.

Logo após o início dos protestos que se seguiram à liquidação da LFC, os ministérios do Trabalho e da Economia do México anunciaram um programa para a reinserção dos empregados demitidos no mercado de trabalho. A iniciativa custaria US$ 37,5 milhões e incluiria a concessão de crédito para quem optasse por abrir seu próprio negócio ou bolsa de estudos aos que preferissem fazer cursos de capacitação.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host