UOL Notícias Notícias
 

13/01/2010 - 10h04

Papa faz apelo à comunidade internacional por ajuda às vítimas do terremoto no Haiti

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 13 JAN (ANSA) - O papa Bento XVI pediu hoje a ajuda da comunidade internacional para o socorro das vítimas do terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou a capital do Haiti, Porto Príncipe, na tarde de ontem.

Ao concluir sua audiência geral, o Pontífice também assegurou que "a Igreja Católica não deixará de se mobilizar imediatamente, por meio de suas instituições de caridade, para vir ao encontro das necessidades mais imediatas da população [haitiana]".

Seguido por réplicas de intensidades 5,9 e 5,5 graus, o abalo sísmico de ontem fez desmoronar edifícios públicos como a sede do governo, o prédio que abriga o Parlamento e o Palácio da Justiça. O epicentro do terremoto foi registrado a apenas 15 quilômetros da capital.

Ainda não há informações oficiais sobre número de mortos, feridos e desabrigados. O tremor aconteceu às 16h53 locais (19h53 no horário de Brasília), mas durante a madrugada ainda era possível ver uma densa nuvem de fumaça cobrindo diversos bairros de Porto Príncipe.

"Peço pela generosidade de todos, para que não falte a estes irmãos e irmãs, que vivem um momento de necessidade e de dor, a nossa concreta solidariedade e eficaz apoio da comunidade internacional", solicitou Bento XVI em seu discurso.

O Papa também convidou os fiéis católicos a "se unirem em oração ao Senhor pelas vítimas desta catástrofe e por aqueles que lamentam as mortes". Bento XVI assegurou ainda sua "proximidade espiritual" às vítimas.

Cerca de 70% dos haitianos são católicos, enquanto 23% da população é protestante. O Haiti é considerado o país mais pobre do Hemisfério Ocidental, com uma renda per capita anual que não passa de US$ 1.300.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host