UOL Notícias Notícias
 

14/01/2010 - 12h24

Obama telefona a presidente chilena e lamenta desaparecimentos no Haiti

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 14 JAN (ANSA) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou ontem para a mandatária chilena, Michelle Bachelet, e manifestou solidariedade a ela em razão do desaparecimento de duas cidadãs do país no Haiti, onde um forte terremoto pode ter causado dezenas de milhares de mortes.

Durante a conversa, o norte-americano avaliou de maneira positiva a escolha do general chileno Ricardo Toro para assumir o comando da missão da ONU no país, já que o titular, o tunisiano Hedi Annabi, teve sua morte confirmada pelo presidente haitiano, René Preval.

O representante especial adjunto da ONU no Haiti, o brasileiro Luiz Carlos da Costa, segue desaparecido.

Uma das chilenas que não foram localizadas é María Teresa Dowling, esposa de Toro. As primeiras informações divulgadas indicaram que ela estava em um hotel que desabou. A outra é Andrea Lois, funcionária da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

Bachelet e Obama também trocaram informações sobre as medidas que seus respectivos governos estão implementando para auxiliar o Haiti.

Hoje, a presidente chilena disse que a prioridade neste momento deve ser o resgate dos sobreviventes e a identificação dos mortos.

"As primeiras 72 horas são chave para a busca de sobreviventes. Essa é a emergência", declarou.

"O desolador é que parece que praticamente tudo está destruído. O mais essencial, o urgente, será a busca e o resgate, e depois gerar condições básicas para a população, como o abastecimento de água, alimentos, porque as pessoas dormem nas ruas e ainda há mortos nestes lugares", ressaltou Bachelet.

Um avião chileno partiu na madrugada desta quinta-feira com destino ao Haiti levando 40 toneladas em ajuda humanitária. Além disso, viajou um grupo com médicos, especialistas em resgate e também os familiares das duas mulheres desaparecidas.

Bachelet designou Juan Gabriel Valdés, um ex-chefe da Minustah, como seu representante no Haiti.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h49

    -0,33
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h59

    1,54
    62.625,27
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host