UOL Notícias Notícias
 

14/01/2010 - 13h15

República Dominicana reforça segurança na fronteira com o Haiti

ANSA
SANTO DOMINGO, 14 JAN (ANSA) - As autoridades da República Dominicana decretaram o estado de alerta máximo em diversos pontos da fronteira com o Haiti por temer uma chegava massiva de refugiados oriundos do país vizinho, atingido na terça-feira por um forte terremoto.

A informação foi dada pelo diretor de Migrações, Sigfrido Pared Pérez. De acordo com ele, o Corpo Especializado de Segurança Fronteiriça (Cesfron) foi orientado a conter eventuais ondas de imigração. Haiti e República Dominicana dividem a ilha de Hispaniola.

Pérez informou que um colombiano e um iraniano que haviam fugido de uma prisão em Porto Príncipe, a capital do Haiti, foram detidos quando tentavam cruzar a fronteira para entrar na República Dominicana.

Porém, por razões humanitárias, segundo ele, Santo Domingo suspendeu as expatriações de imigrantes ilegais haitianos.

Ontem, cerca de 2.000 pessoas feridas foram atendidas em três hospitais de Jimaní, uma pequena cidade dominicana de 11 mil habitantes que fica perto da fronteira com o Haiti. Os casos mais graves, porém, foram encaminhados à capital Santo Domingo.

O presidente dominicano, Leonel Fernández, pediu a todos os centros de saúde da região limítrofe que atendam prontamente as vítimas do terremoto ocorrido no Haiti.

A situação é grave em Porto Príncipe. Milhares de pessoas aguardam nas ruas da cidade, em meio aos escombros dos edifícios que desabaram, a chegada das primeiras equipes de ajuda humanitária enviadas pela comunidade internacional.

O presidente haitiano, René Preval, disse ontem que o número de mortos pode chegar a 50 mil. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clintou, falou hoje em "dezenas de milhares" de vítimas fatais.

O Brasil, que comanda a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), confirmou a morte de 14 militares. O país anunciou a liberação de um auxílio financeiro de US$ 15 milhões e doará 28 toneladas de alimentos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h14

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host