UOL Notícias Notícias
 

19/01/2010 - 10h04

Sínodo para o Oriente Médio condenará ocupação de Israel nos territórios palestinos

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 19 JAN (ANSA) - A Assembleia Especial para o Oriente Médio do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá entre os dias 10 e 24 de outubro no Vaticano, discutirá, entre outros temas, a ocupação israelense nos territórios palestinos, libaneses e sírios como causa da hostilidade entre os povos da região.

As diretrizes do evento, apresentadas hoje e previamente aprovadas pelo papa Bento XVI, explicam como a "situação política conflituosa" faz com que o diálogo entre cristãos e judeus seja "pouco desenvolvido".

Um confronto que ainda é encorajado, distinguindo o plano "religioso" do "político" -- se de um lado "as religiões são convidadas ao encontro e ao diálogo", de outro a relação "é ainda marcada" pela hostilidade trazida com as ocupações de Israel.

"Neste nível, cabe aos chefes políticos envolvidos, com a ajuda da comunidade internacional, tomar as decisões necessárias de acordo com as resoluções das Nações Unidas", afirma o documento.

A assembleia também falará sobre a responsabilidade dos cristãos no Oriente Médio em "fazer cair o muro de medo, desconfiança e ódio" através de sua "amizade com judeus e muçulmanos, israelenses e palestinos", assim como "Cristo destruiu o muro que separava judeus e gregos, assumindo o mal sobre si, sobre a própria carne".

As linhas gerais da reunião dos bispos sugerem que a criação de grupos de amizade e reflexão em vista da paz entre os três grandes grupos religiosos "é tarefa essencial e eminentemente cristã".

Além disso, o texto vaticano comenta o crescimento do Islã político na sociedade muçulmana a partir dos anos 1970, o que teria produzido "correntes extremistas" que representam uma "ameaça para todos, cristãos e muçulmanos", devendo ser enfrentadas por ambas religiões.

O Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio, sobre o tema "A Igreja Católica no Oriente Médio: Comunhão e testemunho. A multidão dos que haviam acreditado era um só coração e uma só alma", foi anunciado oficialmente por Bento XVI em setembro do último ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host