UOL Notícias Notícias
 

29/01/2010 - 17h50

Berlusconi quer promover chefe da Defesa Civil italiana a ministro

ANSA
L'AQUILA, 29 JAN (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, disse hoje que o atual chefe da Defesa Civil, Guido Bertolaso, deve ser nomeado ministro em reconhecimento aos trabalhos coordenados por ele após o terremoto que atingiu a região de Abruzzo, centro do país, em abril do ano passado.

O anúncio foi feito pelo premier na cidade de L'Aquila, capital de Abruzzo e epicentro do tremor ocorrido em 6 de abril, que alcançou 5,8 graus na escala Richter e causou quase 300 mortes.

Berlusconi visitou o local para a cerimônia de posse do novo comissário responsável pela reconstrução de Abruzzo, Gianni Chiodi, que substituirá o próprio Bertolaso. Na ocasião, ele falou ainda de ações futuras que deverão ser adotadas para promover a recuperação da economia da região.

"Empenho-me em enfrentar de imediato o relançamento econômico de Abruzzo. Este é o compromisso do presidente [do Conselho de Ministros; ele próprio] e do novo ministro, pois o mínimo que podemos fazer por Bertolaso é promovê-lo ao status de ministro", anunciou Berlusconi.

Nesta semana, o chefe da Defesa Civil italiana causou polêmica durante uma visita ao Haiti, atingido por um terremoto de 7 graus na escala Richter no dia 12.

No país, o italiano criticou a forma como é coordenada a ajuda humanitária. Para ele, falta liderança nos trabalhos. Bertolaso ainda questionou o envio de militares norte-americanos à capital Porto Príncipe, devastada pelo abalo.

As declarações causaram um mal-estar envolvendo a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, e obrigaram o chanceler italiano, Franco Frattini, e o próprio Berlusconi a intervirem para esfriar a polêmica.

Hoje, indagado pela imprensa sobre o anúncio feito pelo premier, Bertolaso se mostrou surpreso. "Eu também escutei [as palavras de Berlusconi], como vocês, como todos, mas a verdade é que não sei de nada", disse ele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,40
    3,181
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    2,01
    70.011,25
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host