UOL Notícias Notícias
 

30/01/2010 - 16h56

Equador e República Dominicana coordenam ajudas ao Haiti

ANSA
QUITO, 30 JAN (ANSA) - O presidente do Equador, Rafael Correa, se reuniu hoje com seu homólogo dominicano, Leonel Fernández, para coordenar a ajuda que a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) enviará ao Haiti.

Correa, que atualmente preside a entidade regional, foi recebido por Fernández e por seu vice-presidente, Rafael Albuquerque, no Palácio do Governo, na capital Santo Domingo, informou o jornal oficial El Ciudadano.

No início da reunião, o mandatário equatoriano aproveitou para elogiar o papel desempenhado pela República Dominicana em favor do Haiti desde o terremoto de 7 graus na escala Richter que devastou sua capital, Porto Príncipe, no dia 12 de janeiro.

A Chancelaria equatoriana informou que o encontro também serviu para que os mandatários tratassem de temas bilaterais, como o intercâmbio comercial.

Ontem, Correa visitou ao Haiti e, após percorrer as ruas de Porto Príncipe, encontrou-se com o presidente do país caribenho, René Preval, a quem reiterou o apoio das nações sul-americanas.

Segundo informou a agência de notícias Andes, Correa também pediu a Preval que faça com que as ajudas cheguem primeiro aos haitianos e não aos estrangeiros que vivem no país ou que integram as missões humanitárias.

O mandatário equatoriano, que esteve acompanhado em sua visita por duas ministras e uma equipe de 20 especialistas, levou à capital haitiana 7,5 toneladas em ajudas humanitárias.

Segundo o governo do Haiti, ao menos 170 mil pessoas morreram vítimas do abalo sísmico, considerado o pior a atingir a região nos últimos 200 anos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host