UOL Notícias Notícias
 

30/01/2010 - 15h03

Porta-aviões italiano chegará ao Haiti neste domingo

ANSA
MILÃO, 30 JAN (ANSA) - O porta-aviões Cavour, uma iniciativa conjunta entre Brasil e Itália, deverá chegar amanhã ao Haiti, anunciou hoje em Milão o ministro da Defesa do país europeu, Ignazio La Russa.

O Cavour, que deixou a Itália há dez dias, "fez uma parada no dia 28 de janeiro no Brasil, onde embarcou uma equipe médica e duas unidades de helicópteros brasileiros, e chegará no domingo ao Haiti", detalhou La Russa.

O ministro italiano esclareceu também que no Haiti a embarcação "não atracará, porque não há infraestrutura apta para recebê-la", e justamente por este motivo será importante a presença de um porta-aviões, cujos helicópteros serão utilizados para "transportar os feridos e os materiais mais facilmente do que se utilizássemos pequenas embarcações".

O Cavour será utilizado ainda como "um hospital à disposição dos feridos", que complementará as ações já realizadas pelas autoridades italianas no hospital de campo, já instalado no país caribenho, completou La Russa.

Com 220 metros de comprimento e capacidade para abrigar até 20 aeronaves, o Cavour partiu da Itália no último dia 19, com cerca de 800 pessoas -- entre militares e médicos, além de produtos de primeira necessidade e equipamentos médicos.

Na última quinta-feira, o navio chegou a Fortaleza, onde embarcaram equipes da Marinha brasileira e materiais necessários para intervenções médicas.

A operação ítalo-brasileira visa levar socorro às vítimas do abalo sísmico de 7 graus na escala Richter. Segundo declarou na semana passada o presidente haitiano, René Preval, a tragédia deixou pelo menos 170 mil mortos e 200 mil feridos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host