UOL Notícias Notícias
 

02/02/2010 - 17h24

Professores universitários aderem a apelo de Bento XVI

ANSA
CIDADE DO VATICANO, 2 FEV (ANSA) - Docentes de universidades de Roma enviaram hoje uma mensagem ao papa Bento XVI na qual se comprometem a responder ao apelo feito por ele durante a celebração do 43º Dia Mundial da Paz, comemorado em 1º de janeiro deste ano.

"Como docentes universitários inseridos na comunidade científica internacional, pretendemos acolher o convite da Sua Santidade Bento XVI contida na mensagem sobre o tema 'Se quiser cultivar a paz, preserve a criação'", diz o comunicado, encaminhado ao Papa por 170 professores universitários de Roma.

Os docentes pertencem a instituições pontifícias, eclesiásticas, católicas e estatais e representam diversas áreas de pesquisa, como Engenharia, Medicina, Direito e Economia.

No Dia Mundial da Paz, Bento XVI fez um apelo particular pela preservação do meio ambiente. "Se o homem se degrada, degrada-se o ambiente no qual vive", ressaltou o Pontífice, que no discurso também pediu o fim da violência "aos que fazem parte de grupos armados de qualquer tipo".

"As palavras 'preservar' e 'cultivar' usadas pelo Papa chamam a atenção dos fiéis e de todos os homens de boa vontade para a necessidade de um empenho da comunidade científica em oferecer soluções satisfatórias e harmoniosas à relação entre homem e ambiente", ressaltam os docentes.

Eles também se dizem convencidos de que a ciência e a tecnologia podem contribuir para uma dinâmica mais consciente do processo de desenvolvimento social e econômico, mais atenta à sustentabilidade e à proteção da biodiversidade.

O texto prossegue afirmando que os professores desejam "mais elevados níveis de eficiência e de compatibilidade ambiental", o que não deve "limitar ou frear o desenvolvimento dos países mais pobres, aos quais se deve assegurar a colaboração ao desenvolvimento, além do acesso às tecnologias limpas".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host