UOL Notícias Notícias
 

04/02/2010 - 19h46

Costa Rica: Candidatos à presidência priorizam segurança, pobreza e corrupção

ANSA
SAN JOSÉ, 4 FEV (ANSA) - As campanhas dos candidatos à presidência da Costa Rica tiveram como principais temas a segurança pública, a luta contra a corrupção e a pobreza. As eleições ocorrem no próximo domingo.

A principal proposta da candidata governista, Laura Chinchilla, do Partido Libertação Nacional (PLN), favorita na disputa, é elevar em 50% o número de policiais nos próximos quatro anos.

Chinchilla, preferida por 41,9% dos costa-riquenhos, segundo uma pesquisa de intenção de voto divulgada ontem, pretende pedir a colaboração dos Estados Unidos e da União Europeia para enfrentar "a gravíssima ameaça dos grupos mafiosos" que agem no país.

A postulante do PLN prometeu ainda inaugurar 100 colégios técnicos e levar a internet de banda larga a 90% dos centros educacionais públicos. Outra proposta da candidata é transformar a Costa Rica no primeiro país da América Latina autossuficiente em energias renováveis.

O segundo colocado, Otto Guevara, do Movimento Libertário, tem 22,9% das intenções de voto e defende uma luta imediata contra a corrupção, além de decretar a situação do país na área de segurança como de "emergência nacional".

Guevara também quer estreitar as relações com o Panamá para construir um bloco de "desenvolvimento".

Já o postulante do Partido Ação Cidadã, Ottón Solís, preferido por 19,9% dos entrevistados, divulgou um documento de 107 páginas e dividido em 39 temas no qual exalta a competitividade com "valor agregado".

O economista, que busca a presidência da República pela terceira vez, também acredita que é necessário aumentar os impostos para combater a pobreza.

O quarto colocado na pesquisa, Luis Fishman, por sua vez, afirmou que, se eleito, aumentará a ajuda direta à parcela mais carente da população.

No domingo, além do sucessor do presidente Oscar Arias, os costa-riquenhos escolherão também 57 deputados. Cerca de 2,8 milhões de pessoas estão habilitadas a comparecer às urnas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host