UOL Notícias Notícias
 

05/02/2010 - 12h10

Chile: Ministra diz que avanços de Bachelet terão continuidade em futuro governo

ANSA
MONTEVIDÉU, 5 FEV (ANSA) - As conquistas e avanços na área social, atribuídos ao governo chileno de Michelle Bachelet, não serão suprimidos durante a futura administração, apontou a ministra do Planejamento do Chile, Paula Quintana, em visita ao Uruguai.

"O que fica como legado do governo da Concertación é um férreo sistema de proteção social" e "confiamos que este se projetará no futuro e que a cidadania, mediante suas organizações, irá vigiar seus direitos", esclareceu a ministra, em visita ao Uruguai.

"O governo de Bachelet se caracterizou por uma marca profundamente social, instalando no Chile uma rede de proteção social", continuou Quintana, ao considerar que os resultados das ações da atual gestão continuarão a ser sentidos pelos próximos anos.

Embora tenha atingido um índice recorde de aprovação popular -- com 95% de apoio [segundo pesquisa divulgada recentemente] --, Bachelet, além de ter sido a primeira mulher a presidir o país, é também a última a ser eleita pela aliança de centro-esquerda Concertación.

Nas últimas eleições presidenciais, cujo segundo turno definiu em janeiro passado o futuro mandatário do país, a coalizão governista perdeu pela primeira vez em 20 anos. O opositor Sebastián Piñera, da Coalizão pela Mudança, venceu com mais de 51% dos votos. Ele assume a presidência no próximo dia 11 de março para um mandato de quatro anos.

Questionada pela imprensa uruguaia sobre os futuros das relações bilaterais, Quintana estimou que os laços com o Uruguai, além de suas orientações específicas, não devem variar com o governo de Piñera, já que fazem parte das políticas de Estado.

Em Montevidéu, a ministra do Planejamento participou de uma reunião extraordinária da Comissão Binacional de Coordenação de Políticas Sociais.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,40
    3,279
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,95
    63.257,36
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host