UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 13h27

Comissão de Direitos Humanos da ONU aprova atuação humanitária da Itália

ANSA
GENEBRA E ROMA, 9 FEV (ANSA) - O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou a atuação humanitária da Itália em sua 70ª sessão da Revisão Periódica Universal (UPR, na sigla em inglês), mas disse que ainda há muitas questões a serem resolvidas.

O encontro, iniciado ontem em Genebra, avalia até o próximo dia 19 a atenção aos direitos humanos em 60 países. Este é a segunda reunião do grupo de trabalho da UPR, que já colocou sob estudo outras 52 nações. Espera-se que até dezembro de 2011 todos os 192 membros da ONU tenham sido avaliados.

Entre os pontos levantados na assembleia em relação à Itália estão as condições das minorias ciganas, a imigração irregular, a liberdade de imprensa, a independência da justiça e o incitamento ao ódio racial realizado pelas autoridades políticas.

O chefe da delegação italiana na UPR, o vice-chanceler Vincenzo Scotti, se disse satisfeito com a aprovação recebida por seu país e com os resultados do debate.

"A Itália acolhe positivamente as recomendações das nações presentes, que contribuem para criar um roteiro sobre direitos humanos" a fim de "erradicar qualquer forma de racismo e discriminação", declarou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host