UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 13h57

Em Quito, René Preval agradece à Unasul por encontro dedicado ao Haiti

ANSA
QUITO, 9 FEV (ANSA) - O presidente do Haiti, René Preval, agradeceu hoje publicamente a solidariedade dos Estados-membros da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que realizam uma cúpula em Quito, no Equador, para discutir formas de auxiliar seu país, atingido por um forte terremoto no dia 12 de janeiro.

Preval se dirigiu especialmente ao mandatário equatoriano, Rafael Correa, anfitrião e idealizador do encontro e atual presidente de turno da Unasul. Ambos estiveram juntos na capital haitiana, Porto Príncipe, no fim de janeiro.

O presidente Correa "viu com seus próprios olhos a catástrofe, o que possibilitou convocar as delegações da Unasul para unir esforços humanitários em favor do país", disse Preval ao chegar ao Palácio de Governo em Quito, sede da reunião.

O governante haitiano foi convidado a expor às demais autoridades presentes as principais necessidades de seu país. A partir disso, a Unasul pretende desenhar uma estratégia comum para prestar auxílio à mais pobre das nações ocidentais.

O terremoto, que alcançou 7 graus na escala Richter, foi o mais forte a atingir o Haiti em dois séculos. Mais de 200 mil pessoas morreram.

Além de Preval e Correa, também devem participar os presidentes da Venezuela, Hugo Chávez; Peru, Alan García; Colômbia, Álvaro Uribe; e Paraguai, Fernando Lugo. Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guiana, Suriname e Uruguai mandarão representantes.

Ao chegar, o peruano Alan García afirmou que o objetivo da cúpula de hoje será definir uma "ação decisiva e importante" no âmbito da Unasul para auxiliar o Haiti "em sua recuperação e reconstrução".

O mandatário lembrou que seu país também foi atingido por dois "dramáticos" terremotos -- nos anos 70 e, mais recentemente, em agosto de 2007, quando 500 pessoas morreram. Em ambas as ocasiões, ressaltou García, o Peru recebeu ajuda internacional.

"Nós temos de corresponder como nação a essas expressões de generosidade e fraternidade do mundo", disse ele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host