UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 14h14

Irã apresentou protesto formal contra declarações de Berlusconi

ANSA
TEERÃ, 9 FEV (ANSA) - Antes dos protestos de milicianos iranianos contra a Embaixada da Itália em Teerã, o Ministério das Relações Exteriores do país mulçumano já havia expressado formalmente o seu repúdio à visita do premier Silvio Berlusconi a Israel, realizada na última semana.

De acordo com uma fonte consultada pela ANSA, que preferiu manter-se no anonimato, o embaixador italiano em Teerã, Alberto Bradanini, foi convocado no último domingo pela diplomacia iraniana, que expressou oficialmente um protesto contra algumas declarações feitas pelo primeiro-ministro da Itália.

Em particular, estaria a declaração de Berlusconi de que "é nosso dever sustentar e ajudar a oposição" na República Islâmica, feita na última semana, durante viagem ao Estado judeu.

Na ocasião, Berlusconi ainda condenou o programa nuclear iraniano e pediu à comunidade internacional que aplique "fortes sanções" ao governo de Mahmoud Ahmadinejad.

Hoje, por sua vez, o Irã confirmou o início de sua produção de urânio altamente enriquecido, mesmo com as ameaças de que poderia sofrer novas sanções do Conselho de Segurança da ONU.

Protestos

Mais cedo, em uma intervenção no Senado italiano, o ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, informou que a embaixada do país na capital iraniana foi alvo de uma manifestação "hostil". Durante a mobilização, milicianos basiji tentaram ocupar o local.

De acordo com fontes da Chancelaria ouvidas pela ANSA, os iranianos gritavam: "Se não mudar, este é apenas o início" e "Morte à Itália, morte a Berlusconi". Graças à intervenção policial, "não houve danos sérios".

O chefe da diplomacia italiana informou ainda que ataques semelhantes foram cometidos contra as representações da França e da Holanda.

Questionado por parlamentares italianos se a postura do primeiro-ministro teria ocasionado tal revolta, Frattini respondeu negativamente, já que "o Irã tem relações complexas e problemáticas com toda a comunidade internacional".

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h49

    0,31
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h57

    -0,35
    75.127,88
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host