UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 16h20

René Preval defende 'remodelação' do Haiti com suporte à agricultura

ANSA
QUITO, 9 FEV (ANSA) - O presidente do Haiti, René Preval, pediu hoje aos Estados que formam a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) que ajudem seu país a superar a dependência econômica da capital Porto Príncipe por meio do desenvolvimento da agricultura.

"É preciso descentralizar o país. É necessária uma agricultura que seja rentável e que evite a destruição e a contaminação da água, criando condições de emprego no campo industrial e de serviços", disse ele em Quito, onde ocorre um encontro da Unasul dedicado a discutir ações de auxílio a seu país.

"Deve-se criar um novo Haiti, e nem tudo pode estar situado em Porto Príncipe", prosseguiu Preval, para quem a remodelação do país caribenho, o mais pobre do Hemisfério Ocidental, deve ser feita o mais rápido possível.

"Não fazer isso agora será um erro histórico, pelo qual não poderemos nos perdoar", ressaltou.

Dentre as principais necessidades da nação neste momento, Preval mencionou a recuperação do sistema de saúde e das universidades, além da reconstrução de 200 quilômetros de estradas que foram danificados pelo terremoto do dia 12 de janeiro, que alcançou 7 graus na escala Richter e causou mais de 200 mil mortes.

"Proponho que façamos um fundo de estradas no qual cada um que tiver recursos de engenharia ou materiais poderá colaborar", afirmou ele.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    1,02
    3,178
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,90
    67.976,80
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host