UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 19h02

TV estatal do Irã acusa chanceler italiano de desrespeitar milícia

ANSA
TEERÃ, 9 FEV (ANSA) - A TV estatal do Irã, PressTv, afirmou hoje que o chanceler italiano, Franco Frattini, "faltou com respeito" aos integrantes da milícia Basij ao acusá-los de promover uma manifestação hostil em frente à Embaixada da Itália em Teerã.

A informação havia sido dada pelo ministro na manhã desta terça-feira. Ao falar do ocorrido, Frattini afirmou que o protesto foi realizado por integrantes da milícia Basij, pró-governo iraniano, e disse que algumas pessoas tentaram invadir a sede da representação diplomática.

Os protestos seriam uma reação às palavras do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, que em visita a Israel na semana passada condenou o programa nuclear iraniano e pediu à comunidade internacional "fortes sanções" contra Teerã.

Enquanto isso, o site em italiano da rádio e da TV estatais do Irã, ao noticiar os atos realizados hoje, acusou a Embaixada italiana de ter abrigado opositores do presidente Mahmoud Ahmadinejad que fugiam da repressão policial em protestos promovidos nos últimos meses.

"Um grupo de facínoras encontrou refúgio durante as últimas desordens observadas em Teerã", diz o site.

"A referência do ministro italiano das Relações Exteriores às forças da Basij é uma nova tentativa deste membro da UE [União Europeia] de demonizar e mostrar abertamente falta de respeito por uma importante realidade das forças de defesa do Irã", indica o texto publicado na página.

Segundo a imprensa oficial, os manifestantes não pertenciam à milícia Basij, como havia afirmado Frattini, mas eram "apenas estudantes universitários". O embaixador da Itália em Teerã, Alberto Bradanini, acusou o governo iraniano de "orquestrar" as ações.

O diplomata também esclareceu que, ao contrário do informado inicialmente, os protestos não tinham o objetivo de ocupar a Embaixada. O ato em repúdio à Itália foi realizado por cerca de 100 iranianos e durou 20 minutos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host