UOL Notícias Notícias
 

09/02/2010 - 15h05

Uruguai: EUA querem aprofundar relações com governo de José Mujica

ANSA
MONTEVIDÉU, 9 FEV (ANSA) - O embaixador norte-americano em Montevidéu, David Nelson, declarou hoje que os Estados Unidos pretendem aprofundar as "excelentes relações" com o Uruguai durante o mandato de José Mujica, que assumirá o Executivo do país no mês que vem.

"O presidente Mujica foi eleito democraticamente, e isso nós respeitamos. Temos certeza de que vamos trabalhar muito bem com o próximo governo", afirmou Nelson.

Para o diplomata, a nação sul-americana é democrática e estável, na qual "se respeita a imprensa, os direitos humanos e o sistema jurídico". "É um país de leis e dá um exemplo positivo e importante para a região e o mundo", acrescentou.

Mujica assumirá a presidência no dia 1º de março e substituirá Tabaré Vázquez -- ambos pertencem à coalizão de esquerda Frente Ampla. De acordo com Nelson, os Estados Unidos desenvolveram relações "frutíferas e positivas" com o governo que se encerra.

Obama

O embaixador considerou um possível encontro entre o presidente eleito e o mandatário norte-americano, Barack Obama, "prematuro". Ele também se negou a comentar o interesse uruguaio em aprofundar suas relações com países como a Venezuela e o Irã.

O funcionário informou ainda que o Congresso dos Estados Unidos está estudando a revisão das políticas migratórias do país, mas indicou que não há nenhuma análise específica quanto à nação sul-americana.

Questionado sobre o trabalho norte-americano no Haiti -- país atingido por um terremoto de 7 graus na escala Richter em 12 de janeiro -- o diplomata indicou que seu governo cumpriu com "uma obrigação moral".

Para ele, é "muito positivo" que outras nações, como o Uruguai e o Brasil, "estejam aumentando sua ajuda" à nação caribenha, onde pelo menos 200 mil pessoas morreram em decorrência do tremor.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h23

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host