UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 15h01

Chanceler peruano quer 'canal aberto' com novo governo do Chile

ANSA
LIMA, 10 FEV (ANSA) - O chanceler peruano, José Antonio García Belaúnde, disse hoje que para Lima será muito importante ter "um canal aberto" de diálogo com o novo presidente do Chile, Sebastián Piñera, que tomará posse no dia 11 de março.

"É importante que haja um canal de diálogo aberto, pelo qual possamos administrar e diminuir a tensão", afirmou o ministro.

Atualmente, Peru e Chile travam uma disputa no Tribunal Internacional de Justiça, em Haia, relacionada ao desenho de seus limites marítimos.

No ano passado, além disso, um caso de espionagem envolvendo um suboficial da Aeronáutica peruana que vendia dados sigilosos ao Chile em troca de pagamentos em dólares aumentou ainda mais a tensão diplomática bilateral.

Questionado sobre a designação de Alfredo Moreno para ocupar o Ministério das Relações Exteriores do Chile na gestão de Piñera, Belaúnde afirmou que ainda é "muito difícil" opinar sobre o futuro colega.

Moreno é um engenheiro que fez carreira no setor empresarial e não teve ainda experiências na área diplomática.

O chanceler peruano admitiu ter ficado surpreso com a indicação. "Houve muitas surpresas, e ninguém até o meio-dia de ontem havia escutado o nome de Alfredo Moreno para este cargo", declarou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host