UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 13h46

Chile: Futura porta-voz de Piñera rebate críticas contra ministro designado

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 10 FEV (ANSA) - A porta-voz do gabinete que assumirá no mês que vem o governo do Chile, Ena Von Baer, qualificou as críticas do Partido Democrata-Cristão (PDC) a seu ex-militante e ministro da Defesa nomeado, Jaime Ravinet, como questões menores.

Ravinet, cuja antiga agremiação pertence à aliança de centro-esquerda Concertación, passará a integrar a equipe do direitista Sebastián Piñera, da Coalizão pela Mudança -- eleito presidente ao vencer o candidato Eduardo Frei, também do PDC.

Von Baer descartou que a designação de Ravinet seja "um gesto pouco amistoso" frente as associações políticas. "Desde o começo foi dito que se buscaria fazer um gabinete de unidade nacional e de pessoas que estiveram em distintos partidos", recordou.

"As críticas da Concertación são internas, os chilenos não querem escutar. Eles querem grandes passos e abertura, e o que vemos em Ravinet é que o projeto de Sebastián Piñera é grande", declarou a futura porta-voz em entrevista à rádio Cooperativa.

O presidente eleito já havia anunciado anteriormente que seu gabinete teria componentes da aliança de centro-esquerda. Para assumir o cargo que lhe foi designado, o próximo ministro da Defesa renunciou à militância no PDC depois de 49 anos.

De acordo com o deputado Juan Carlos Latorre, presidente da agremiação política, há na atitude de Ravinet "uma claudicação a seus ideais, ao que foi sua trajetória". "A reação do partido foi unânime, de achar improcedente o que fez", acrescentou.

"A situação de Jaime Ravinet é excepcional e nos envergonha", declarou Latorre. "Nós somos um partido que, em conjunto com a Concertación, vai atuar como oposição séria, responsável. Este é o lugar que nos corresponde participar", agregou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,12
    3,283
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,05
    63.226,79
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host