UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 20h01

(Corrige) Mujica se reúne com empresários e pede investimentos no Uruguai

ANSA
MONTEVIDÉU, 10 FEV (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, discursou hoje diante de um grupo de cerca de 1.500 empresários, em parte estrangeiros, e pediu a eles que "apostem" no país. "Senhores empresários, estamos pedindo que apostem e joguem com o Uruguai. Não falamos de forma descomprometida, mas com muito interesse, porque não somos mágicos e não podemos gerar riquezas com decisões legislativas. A riqueza é filha do circuito de trabalho", ressaltou Mujica.

O futuro mandatário, que assumirá o cargo no dia 1º de março, garantiu a manutenção de "leis claras e tangíveis" e afirmou que, em seu governo, "não haverá expropriações".

"Fomos um país de primeiro mundo e, se não pudemos sustentar isso, foi responsabilidade nossa", afirmou ele, destacando a "capacidade de convivência da sociedade uruguaia".

O discurso, de cerca de 20 minutos, foi feito durante um encontro organizado pela Câmara de Comércio Argentino-Uruguaia no balneário de Punta del Este, denominado "Os empresários no projeto nacional: desenvolvimento e redução da pobreza".

Entre os executivos que compareceram estavam argentinos dos grupos Bulgheroni e Eurnekian, brasileiros da Petrobras e venezuelanos da estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), além de espanhóis, belgas, norte-americanos e italianos.

O vice-presidente eleito, Danilo Astori, também falou no evento e indicou que o novo governo terá um "adequado equilíbrio entre continuidade e mudança".

Astori, que foi ministro da Economia durante a gestão do atual presidente, Tabaré Vázquez, disse também que o Uruguai deve seguir "o caminho da excelência" e aperfeiçoar "os incentivos aos investimentos". O ex-presidente Luis Lacalle (1990-1995), derrotado por Mujica na eleição, elogiou o discurso do ex-adversário, que é membro da coalizão de esquerda Frente Ampla e integrou a guerrilha urbana Tupamaros.

"O discurso do presidente Mujica me pareceu muito auspicioso ao reconhecer a necessidade de investimentos para gerar empregos. São palavras que realmente nos entusiasmam", apontou Lacalle.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h30

    0,09
    3,268
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h30

    -0,65
    63.665,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host