UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 17h50

Equador mandará mais 500 toneladas de doações ao Haiti

ANSA
QUITO, 10 FEV (ANSA) - O governo do Equador pretende enviar um carregamento de 500 toneladas de mantimentos ao Haiti por meio de um navio, ante a impossibilidade de fazê-lo pela via aérea.

As novas doações foram feitas por milhares de cidadãos equatorianos. Mas, devido ao peso da carga e a problemas de logística verificados no aeroporto de Porto Príncipe, a Secretaria Nacional de Gestão de Riscos (Defesa Civil) estuda uma alternativa para entregar a ajuda.

"Temos aproximadamente 500 toneladas de ajuda humanitária para o Haiti, e a mesma será levada por essa via [marítima]", disse Felipe Bazán, funcionário da Secretaria.

Até agora, o Equador já mandou para o Haiti três carregamentos de ajuda, sempre usando um avião militar Hércules C-130, cuja capacidade é de 10 toneladas.

Unasul Ontem, reunidos em Quito, representantes dos 12 governos que formam a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) decidiram criar um fundo de US$ 100 milhões para colaborar com a reconstrução do Haiti, atingido por um forte terremoto no dia 12 de janeiro.

Além disso, o bloco pedirá um empréstimo de mais US$ 200 milhões ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), enviará ao país barracas para os desabrigados e doará insumos para fomentar a agricultura local.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,28
    3,182
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,29
    64.676,55
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host