UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 09h47

Peru recebe 'grau de investimento social' da UE

ANSA
LIMA, 10 FEV (ANSA) - O presidente peruano, Alan García, comunicou que a União Europeia outorgou a seu país a classificação de "grau de investimento social" graças a medidas adotadas pelo governo no combate à pobreza e à desnutrição infantil.

"Para mim, como chefe de Estado, é uma grande honra receber essa qualificação, que é muito mais importante na minha opinião que a de grau de investimento financeiro", declarou o mandatário após retornar do Equador, onde participou de uma reunião da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

Segundo o presidente, a outorga da UE significa que o Peru está avançado pelo "caminho correto" na luta contra a miséria e na diminuição da insegurança alimentar em relação às crianças.

García falou durante a cerimônia de lançamento do plano de apoio orçamentário ao Programa Articulado Nutricional (Euro-PAN). Através desta iniciativa, a Comissão Europeia dá à nação andina 60,8 milhões de euros destinados ao combate à desnutrição infantil crônica nas regiões mais pobres do país.

O grau de investimento social foi concedido devido ao bom manejo das finanças públicas, resultados da execução do orçamento e cumprimento de metas. No evento estiveram presentes ministros do governo e o chefe da delegação da Comissão Europeia no Peru, Hans Alldén.

Ainda durante o lançamento, a ministra de Economia, Mercedes Aráoz, afirmou que o convênio entre seu país e a UE coloca a nação sul-americana como a primeira do subcontinente a ter sido avaliada positivamente com o uso da metodologia europeia.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h30

    0,26
    3,137
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host