UOL Notícias Notícias
 

10/02/2010 - 08h59

Presidente eleita da Costa Rica quer Cristina Kirchner em sua posse

ANSA
SAN JOSÉ E SAN SALVADOR, 10 FEV (ANSA) - A presidente eleita da Costa Rica, Laura Chinchilla, disse que gostaria de contar com a presença da mandatária argentina, Cristina Kirchner, na cerimônia de posse marcada para ocorrer no dia 8 de maio.

Com a saída de Michelle Bachelet da chefia do Executivo do Chile -- que passará às mãos de Sebastián Piñera em 11 de março --, Cristina será a única mulher a ocupar o cargo máximo de governo entre os países do continente.

O anúncio foi feito ao final da primeira reunião mantida por Chinchilla, já como presidente eleita, com o atual presidente costa-riquenho, Oscar Arias, de quem ela era vice antes de se candidatar.

Os dois se reuniram ontem a fim de analisar temas pendentes na Assembleia Legislativa e projetos em ministérios, e para organizar uma transição que seja o mais fluida possível.

Chinchilla declarou que seus vice-mandatários eleitos, Alfio Piva e Luis Liberman, coordenarão a transferência de cargo junto ao ministro da Presidência, Rodrigo Arias.

"Sempre é um desafio suceder a alguém, mas suceder a um dos melhores presidentes que a Costa Rica teve é um muito grande", afirmou ela ao falar sobre Oscar Arias, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1987.

Ainda nesta terça-feira, o governo de El Salvador felicitou Chinchilla pela vitória nas eleições de domingo. Com 95,49% das urnas apuradas, ela contabilizou 46,78% dos votos válidos, contra 25,15% de Ottón Solís (Partido Ação Cidadã) e 20,82% de Otto Guevara (Movimento Libertário).

Em um comunicado difundido durante a noite, a Chancelaria salvadorenha afirmou que o processo eleitoral da Costa Rica contribuiu para fortalecer a democracia na América Central.

A nota expressou ainda que o governo do presidente Mauricio Funes confia que Chinchilla continuará impulsionando o processo de cooperação recíproca dos países da região através do Sistema de Integração Centro-Americana (Sica).

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host