UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 17h17

Amorim vai ao Chile discutir temas regionais e cooperação bilateral

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 11 FEV (ANSA) - O chanceler chileno, Mariano Fernández, informou hoje que, ao receber seu colega brasileiro, Celso Amorim, nesta sexta-feira em Santiago, analisará o atual contexto vivido pela região, incluindo a "transição política" hondurenha.

"Temos com o Brasil uma agenda muito ampla. No [âmbito] bilateral, as coisas caminham muito bem", declarou o ministro chileno.

Amorim desembarcará no Chile para se reunir com Fernández e também com o presidente eleito, Sebastián Piñera, que tomará posse no dia 11 de março, além de seu futuro chanceler, Alfredo Moreno.

Na agenda estará ainda a reunião do Grupo do Rio, que ocorrerá nos dias 22 e 23 em Cancún, no México. Na ocasião, o Chile assumirá a secretaria rotativa da entidade.

Em declarações à ANSA, Fernández confirmou que "os temas principais a serem tratados serão de caráter regional, como a evolução da situação em Honduras e a reunião do Grupo do Rio, no México".

Por meio de nota, o Itamaraty informou que os dois ministros vão analisar o atual estado das relações bilaterais, "com ênfase nos temas de cooperação, comércio, investimentos e integração física".

Quanto à pauta internacional, alguns dos tópicos serão as ações de ajuda e os esforços direcionados ao Haiti, o trabalho da missão da ONU que atua no país (Minustah) e demais assuntos relacionados à União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e à Organização dos Estados Americanos (OEA).

A possível reeleição do chileno José Miguel Insulza como secretário-geral da OEA poderá ser abordada.

Ainda de acordo com a Chancelaria brasileira, durante a visita de Amorim será instalada a Comissão Bilateral Brasil-Chile, criada durante a visita da presidente Michelle Bachelet ao Brasil, em julho do ano passado e cujo objetivo será "aprofundar o diálogo político" entre os dois vizinhos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,57
    3,127
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h04

    -0,38
    75.319,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host