UOL Notícias Notícias
 

11/02/2010 - 19h21

Calderón visita Ciudad Juárez e pode anunciar plano de segurança

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 11 FEV (ANSA) - O presidente do México, Felipe Calderón, chegou hoje a Ciudad Juárez, município do estado de Chihuahua que fica na fronteira com os Estados Unidos e é tido como um dos locais mais violentos do mundo.

Lá, o mandatário poderia apresentar um novo plano de segurança para a região, onde é grande a violência envolvendo cartéis de narcotraficantes e ao menos 5.000 pessoas foram assassinadas nos últimos dois anos.

Calderón chegou a Ciudad Juárez acompanhado de sete ministros e do secretário de Governo e titular da pasta do Interior, Fernando Gómez Mont.

Entre os compromissos do presidente durante a visita está um encontro com os pais dos 16 jovens que foram mortos quando participavam de uma festa, no fim de janeiro.

Calderón também se reunirá com o governador de Chihuahua, José Reyes Baez, e o prefeito de Ciudad Juárez, José Reyes Ferris, ambos do opositor Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Pelo menos 5.000 soldados e agentes federais estão nas ruas da cidade para garantir a segurança do chefe de Estado, alguns em veículos blindados e tanques militares.

Desde 2006, quando assumiu a presidência, Calderón promove uma estratégia de caráter militar, com a participação das Forças Armadas, para enfrentar os cartéis que controlam o tráfico de drogas no país.

Neste período, estima-se que mais de 15 mil pessoas tenham perdido a vida em decorrência dos confrontos entre os grupos criminosos e destes com a polícia e militares.

Um grupo de aproximadamente 20 manifestantes foi reprimido pela polícia quando tentou bloquear a passagem da caravana presidencial quando esta passava por uma avenida de Ciudad Juárez.

No protesto, exigia-se a retirada do Exército da cidade e um pedido de desculpas de Calderón aos familiares dos jovens mortos na festa do fim de janeiro, aos quais o presidente se referiu como "delinquentes" em uma primeira declaração.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host