UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 17h43

Amorim confirma presença de Lula em posse de novo presidente do Chile

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 12 FEV (ANSA) - O chanceler Celso Amorim confirmou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao Chile para assistir à cerimônia de posse do empresário Sebastián Piñera, eleito para governar o país a partir do dia 11 de março.

O anúncio foi feito ao término de um evento do qual participaram seu colega Mariano Fernández e o ministro de Transportes e Telecomunicações chileno, René Cortázar.

No encontro, os três assinaram um memorando de entendimento sobre televisão digital terrestre e uma ata da Comissão Bilateral Brasil-Chile.

Fernández aproveitou a ocasião para condecorar o ministro das Relações Exteriores do Brasil com a Ordem ao Mérito do Chile no grau da Grande Cruz.

Ao discursar, o chanceler chileno destacou o fortalecimento das relações entre os dois países, que têm adotado posições comuns "em esferas internacionais". Como exemplo, citou o trabalho conjunto realizado no Haiti após o terremoto do dia 12 de janeiro.

Amorim, que também se reuniu nesta sexta-feira com Piñera, classificou os laços entre Brasil e Chile como "fantásticos" e disse que o comércio bilateral deve atingir US$ 10 bilhões, com maior integração nas áreas de esporte, energia, ciência e cultura.

Sobre o encontro com o futuro mandatário chileno, revelou que foi "muito amistoso e auspicioso". Segundo ele, há a expectativa de que a relação entre Lula e Piñera seja "muito positiva".

Piñera, vencedor das eleições concluídas em 17 de janeiro, foi candidato pela opositora Coalizão pela Mudança. No fim do ano passado, ele foi recebido por Lula em Brasília.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,71
    3,168
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,12
    68.634,65
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host