UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 15h48

Chile: Piñera anuncia apoio à reeleição de Insulza na OEA

ANSA
SANTIAGO DO CHILE, 12 FEV (ANSA) - O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, anunciou hoje seu respaldo à reeleição do chileno José Miguel Insulza como secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA).

"Quero informar que tomei a decisão: de que o futuro governo vai apoiar a reeleição de José Miguel", disse Piñera, acompanhado por Insulza, após uma reunião de 90 minutos.

Sobre o encontro, o mandatário eleito, disse que foi "uma longa, profunda e frutífera conversa. Falamos do futuro, dos planos que tanto o secretário-geral como o nosso governo têm para a OEA, como modernizar e fortalecer a organização, e aperfeiçoar a Carta Democrática Interamericana".

Piñera disse ainda que ficará "satisfeito e orgulhoso" com uma eventual reeleição de Insulza, que terá o objetivo de "buscar o melhor para nossa querida América Latina".

Eleito no segundo turno das presidenciais, de 17 de janeiro passado, o empresário -- que tomará posse no próximo dia 11 de março -- ainda não havia se pronunciado sobre o tema. A atual mandatária do país, Michelle Bachelet, já ratificou seu apoio a Insulza.

As eleições para a Secretaria-Geral da OEA serão realizadas em 24 de março. O chileno, que está no posto desde 2005, é o único que já declarou abertamente sua candidatura. Contudo, ele poderá não ter apoio de países importantes na entidade, como os Estados Unidos.

"Vou informar a muitos dos governos amigos que estão interessados em conhecer a posição chilena", completou Piñera.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    10h20

    -0,20
    3,260
    Outras moedas
  • Bovespa

    10h21

    0,94
    63.253,02
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host