UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 17h15

Egito suspende importações de carne bovina paraguaia

ANSA
ASSUNÇÃO, 12 FEV (ANSA) - O Egito decidiu suspender a compra de carne bovina paraguaia até que seja possível realizar uma nova inspeção técnica para apurar possíveis irregularidades envolvendo frigoríficos do país sul-americano.

O anúncio foi feito hoje pelo titular do Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal (Senacsa), Daniel Rojas, depois que a entidade apontou supostas irregularidades relacionadas ao corte da carne no frigorífico Carpe Diem.

"Os países árabes dão muita importância à espécie da carne que consomem, e a dúvida se instalou em relação ao fato de que não se declarava o tipo de carne cortada. Isso motivou a decisão", explicou Rojas.

"Vendemos ao Egito carne desossada e congelada, processada de acordo com as tradições muçulmanas. Mas me parece que eles querem que seja especificado em cada partida a espécie do animal", prosseguiu.

O diretor da Câmara Paraguaia da Carne, Roberto Blumenfeld, disse que a decisão das autoridades egípcias prejudica toda a produção nacional. Segundo ele, o frigorífico em questão não integra a relação dos 10 estabelecimentos habilitados a fazer negócios com o Egito, o que não evitou, porém, a sanção.

"Não importa qual frigorífico tenha tido problemas, porque isso cria um inconveniente para todas as indústrias habilitadas que vendem a este mercado", declarou ele.

O Egito é o quarto principal destino da carne paraguaia, absorvendo 10% das exportações do setor, aproximadamente. Outros mercados importantes, segundo informes oficiais, são Chile, Rússia, Brasil e Venezuela.

Com a decisão, os frigoríficos do país terão de redirecionar suas vendas, provavelmente arcando com todos os custos. A Chancelaria paraguaia se reunirá para tratar do tema.

Segundo dados do Senacsa, em 2009 as vendas de carne paraguaia para o mercado internacional totalizaram US$ 531 milhões -- foram 163 mil toneladas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,13
    3,270
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,51
    63.760,94
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host