UOL Notícias Notícias
 

12/02/2010 - 19h21

Ministro da Defesa exalta trabalho humanitário da Itália no Haiti

ANSA
ROMA, 12 FEV (ANSA) - O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, elogiou hoje os trabalhos humanitários desempenhados pelas equipes do país na capital do Haiti, Porto Príncipe, devastada há um mês por um terremoto.

Ao fazer um balanço dos esforços das equipes de socorro italianas, o ministro destacou a importância da presença no local do porta-aviões Cavour, que levou à nação caribenha uma missão ítalo-brasileira. A embarcação também abriga um hospital.

"Os nossos estão trabalhando muitíssimo [no Haiti]. No Cavour já foram realizadas várias cirurgias", enfatizou La Russa, ressaltando que os italianos também "já iniciaram obras de demolição e remoção dos escombros, o que deverá continuar".

O ministro da Defesa expressou ainda sua "máxima satisfação" com o resultado da missão humanitária da Cruz Vermelha Italiana, que levou ao país europeu 142 haitianos vítimas do terremoto, que matou mais de 200 mil pessoas.

"Para a assistência destas pessoas, colocamos em campo o melhor da equipe italiana", assegurou La Russa, que recebeu pessoalmente as vítimas trazidas do Haiti. A missão da Cruz Vermelha Italiana é realizada em colaboração com a Defesa Civil e os ministérios da Defesa e do Interior.

Para La Russa, é fundamental que a operação humanitária promova na nação caribenha "uma verdadeira solidariedade, concreta, sem exibições, mas com grandes resultados".

O ministro assegurou também que "a maior parte dos passageiros" que chegaram hoje do Haiti "estão bem". Segundo ele, os pacientes, que receberam uma permissão para ficar seis meses na Itália, terão garantido um "retorno protegido" a seu país.

O Cavour levou ao Haiti 900 policiais e militares italianos. A embarcação também transportou veículos de grande porte, como escavadeiras, tratores e caminhões para auxiliar na remoção de escombros.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host