UOL Notícias Notícias
 

17/02/2010 - 14h29

Futura primeira-dama do Uruguai faz elogios a Merkel e Bachelet

ANSA
MONTEVIDÉU, 17 FEV (ANSA) - A atual presidente do Senado uruguaio e esposa do presidente eleito do país, Lucía Topolansky, demonstrou alinhamento à mandatária chilena, Michelle Bachelet, e a chanceler alemã, Angela Merkel.

"Não pretendo competir com Michelle Obama [esposa do presidente norte-americano, Barack Obama, ndr.]. Estou na linha de Bachelet e Merkel. Se você olha Bachelet, vê uma mulher que em cinco anos de governo manteve uma presença correta e sóbria. Merkel também", disse a parlamentar, que é casada há quase 40 anos com José Mujica.

Topolansky foi a mais votada nas últimas eleições legislativas e, por isso, assumiu o Senado local na segunda-feira passada, quando começou Parlamento uruguaio deu início à sua 47ª Legislatura.

Ela exercerá este cargo até o próximo dia 1, data em que começa o mandato de Mujica. A partir daí, o vice-presidente do governo eleito, Danilo Astori, será responsável pelo Senado.

Aos 65 anos de idade, a legisladora também ressaltou que sua prioridade, enquanto líder da Câmara Alta, será a questão habitacional.

Em declarações à rádio El Espectador, Topolansky comentou ainda que não pretende se mudar para a residência presidencial de Suárez. O mandatário e a esposa continuarão vivendo na chácara que possuem em Rincón del Cerro, localizada ao oeste da capital Montevidéu.

"Não está claro, no entanto, onde Mujica vai trabalhar. Eu tomei a liberdade de sugerir ao futuro presidente que destine a residência de Suárez à Agência de Ciência e Tecnologia e Inovação", contou a parlamentar, pontuando que não sabe se ele acatará a proposta.

Sobre a residência que a presidência uruguaia mantém em Punta del Este, principal balneário do país, Topolansky foi contundente ao afirmar que "a casa de Punta del Este, para a Legislatura de Mujica, é algo completamente inútil".

Mujica e sua esposa, ambos ex-guerrilheiros tupamaros, são conhecidos por sua filosofia de vida austera e praticamente sem ostentações.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    09h49

    0,12
    3,161
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h28

    -1,26
    74.443,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host