UOL Notícias Notícias
 

17/02/2010 - 18h39

Futuro governo do Uruguai será 'austero e eficiente', diz presidente eleito

ANSA
MONTEVIDÉU, 17 FEV (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, reiterou hoje, ao reunir-se com alguns de seus futuros ministros, que quer promover uma gestão austera e eficiente.

O presidente "reiterou o critério de um controle austero dos recursos e a busca por maior eficiência, fundamentalmente nas áreas em que há atividades sobrepostas, que devem ser identificadas", disse o futuro ministro do Trabalho, Eduardo Brenta, ao término da reunião.

Brenta indicou ainda que no próximo dia 23 será realizado um novo encontro -- desta vez como todo o futuro gabinete, quando serão definidas as prioridades de cada ministério.

Três dias depois, membros do governo eleito pretendem se reunir com autoridades do Banco Interamericano de Desenvolvimento. "Será um encontro muito importante pela quantidade que acordos que existem com esta instituição", completou.

Dia da Posse Mujica, que venceu o segundo turno das presidenciais, no dia 29 de novembro de 2009, assumirá a presidência do país no próximo dia 1. De acordo com sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, no dia da posse, ele fará dois discursos e irá ao Palácio Legislativo em um automóvel ecológico.

Topolansky, que atualmente preside o Senado e que irá tomar o juramento de Mujica, anunciou hoje que seu marido fará um discurso ante a Assembleia Geral (Congresso) e outro na Praça da Independência, a principal da cidade.

Após receber a faixa presidencial das mãos de Tabaré Vázquez, o mandatário irá percorrer um trecho de 15 quadras -- entre o Palácio legislativo e a Avenida 18 de Julio --, em um automóvel ecológico fabricado por engenheiros uruguaios.

Depois, a pé, ele irá até a Praça Independência. Ainda existe a possibilidade de a cerimônica da transferência da faixa presidencial ocorrer ao ar livre, o que seria um fato inédito no país e que depende basicamente das condições climáticas.

Após assumir o governo, Mujica ainda irá oferecer aos mandatários presentes um jantar. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos que já confirmaram presença.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h00

    -0,08
    3,264
    Outras moedas
  • Bovespa

    15h06

    1,79
    63.783,20
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host