UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 17h53

Berlusconi e Napolitano celebram encontro com lideranças católicas

ANSA
ROMA, 18 FEV (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, e o presidente do país, Giorgio Napolitano, expressaram hoje satisfação por terem se encontrado com altos representantes do Vaticano na comemoração pelos 81 anos da assinatura dos Pactos de Latrão, acordo que criou o Estado da Cidade do Vaticano.

Ao sair do evento, realizado na Embaixada da Itália na Santa Sé, Berlusconi disse que tudo correu "muito bem". O chefe de Governo se encontrou com uma delegação de líderes católicos encabeçada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.

Na mesma linha, Napolitano exaltou o bom estado das relações com a Santa Sé. "Tudo correu no melhor dos modos possíveis, em uma atmosfera de grande cordialidade e de grande sintonia", destacou.

Também participaram da celebração de hoje o subsecretário de governo, Gianni Letta, e os presidentes do Senado, Renato Schifani, e da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini.

Entre os líderes católicos, além de Bertone, esteve presente o cardeal Angelo Bagnasco, titular da Conferência Episcopal Italiana (CEI). Também foi lembrado o 26º aniversário da assinatura do acordo que acrescentou modificações ao texto original dos Pactos de Latrão.

Polêmica

As comemorações de hoje são celebradas em meio a controvérsias envolvendo pessoas próximas de Berlusconi e altos representantes da Igreja Católica.

Bertone foi apontado recentemente como um dos responsáveis pelas acusações que levaram à renúncia no ano passado do então diretor do jornal Avvenire, Dino Boffo. A publicação pertence à CEI.

As acusações contra ele, referentes a um processo por assédio sexual, foram divulgadas pelo Il Giornale, veículo de propriedade da família de Berlusconi.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host