UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 08h16

Calderón designa representantes em Ciudad Juárez

ANSA
CIDADE DO MÉXICO, 18 FEV (ANSA) - O presidente do México, Felipe Calderón, designou três representantes para administrar o novo plano de segurança para Ciudad Juárez, município que fica na fronteira com os Estados Unidos e é considerado um dos mais violentos do mundo.

Abelardo Escobar Prieto, secretário de Reforma Agrária, Luis H. Alvarez, ex-líder do Partido Ação Nacional, e Antonio Vivanco, coordenador de assessores da Presidência, serão responsáveis por colocar em prática o projeto "Todos Somos Juárez, Reconstruamos Nossa Cidade", que possui investimentos totais de US$46 milhões.

Após se reunir com empresários e autoridades de locais, Calderón, no entanto, destacou que não haverá resultados imediatos sem a participação dos moradores.

O mandatário, que realizou sua segunda visita à região em uma semana, também pontuou a necessidade de mudança nas estratégias, já que, segundo ele, se os procedimentos permanecerem os mesmos, os resultados serão os mesmos.

Anunciando que voltará novamente ao município dentro de algumas semanas para acompanhar o andamento do plano, Calderón pediu para todos os setores sociais se engajarem com o projeto "Todos somos Juárez, Reconstruamos Nossa Cidade".

No último dia 11, durante uma das visitas do presidente, moradores exigiram "resultados" concretos no combate ao crime organizado.

No ano passado, 2.575 pessoas foram assassinadas em Ciudad Juárez. Somente neste ano, o número de mortes registradas já chega a 230.

A violência é uma das principais preocupações do governo de Calderón. Desde 2006, quando assumiu a presidência, o mandatário desenvolve uma estratégia de caráter militar, com a participação das Forças Armadas, para enfrentar os cartéis de drogas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host