UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 16h55

Cerimônia reúne líderes do governo italiano e do Vaticano

ANSA
ROMA, 18 FEV (ANSA) - Líderes do governo italiano e representantes da cúpula da Igreja Católica se reúnem hoje na Santa Sé para participar das celebrações pelo 81º aniversário da assinatura dos Pactos de Latrão, que criaram o Estado da Cidade do Vaticano.

O premier Silvio Berlusconi chegou à Embaixada italiana no Vaticano junto de uma delegação composta, entre outros, pelo subsecretário de Governo, Gianni Letta.

Pouco depois, chegou à sede diplomática o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. Hoje também é celebrado o 26º aniversário do acordo que acrescentou modificações ao texto original dos Pactos de Latrão.

Bertone está acompanhado de seu substituto na Secretaria de Estado, dom Fernando Filoni, e do secretário para Relações com os Estados, dom Dominique Mamberti.

Participa ainda das comemorações o arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), Angelo Bagnasco.

Também já se dirigiram à sede diplomática o presidente da Itália, Giorgio Napolitano, e os titulares do Senado, Renato Schifani, e da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini.

As celebrações de hoje ocorrem em meio a controvérsias envolvendo setores da Igreja e pessoas próximas a Berlusconi.

O cardeal Bertone foi apontado como um dos responsáveis por acusações que levaram à renúncia, no ano passado, de Dino Boffo, então diretor do jornal Avvenire, que pertence à CEI.

As acusações contra Boffo -- que falavam sobre seu suposto envolvimento em um caso de assédio sexual -- foram veiculadas pelo Il Giornale, publicação que pertence à família de Berlusconi.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    14h06

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    14h19

    -0,26
    75.406,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host