UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 18h25

Colômbia e Uruguai anunciam apoio a reeleição de Insulza na OEA

ANSA
MONTEVIDÉU e BOGOTÁ, 18 FEV (ANSA) - As chancelarias de Colômbia e Uruguai confirmaram hoje que apoiam a candidatura do secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), o chileno José Miguel Insulza, à reeleição.

O ministro das Relações Exteriores da Colômbia, Jaime Bermúdez, anunciou a decisão e indicou que a mesma está em consonância com o posicionamento do governo chileno, que respalda a manutenção de Insulza no cargo.

"Em princípio, estamos acompanhando o Chile no propósito de que o secretário-geral prossiga por um novo período", declarou Bermúdez, para quem o estudo de uma possibilidade distinta dependeria de "haver outras opções sobre a mesa e, hoje, não há nada".

Já a diplomacia uruguaia emitiu um comunicado em que relaciona a continuidade de Insulza no cargo à consolidação de uma "zona de paz na região".

"A continuidade do mandato de José Miguel Insulza permitirá, sem dúvidas, seguir por esse desejado caminho de configurar a região como uma zona de paz, liberdade, democracia e desenvolvimento", diz o documento.

O texto ainda ressalta as "excelentes qualidades pessoais e profissionais" de Insulza e indica que o trabalho desempenhado por ele "coincide com a posição tradicional do Uruguai de fortalecimento do órgão, em defesa dos princípios fundamentais de não intervenção, respeito ao sistema democrático de governo e igualdade entre os Estados".

A OEA promoverá suas eleições para secretário-geral no dia 24 de março. Por ora, Insulza é o único nome confirmado na disputa.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host