UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 16h41

Equador tem segunda província em estado de emergência devido à chuva

ANSA
QUITO, 18 FEV (ANSA) - O Comitê de Operações de Emergência da província de Los Ríos, no Equador, declarou o estado de emergência devido a inundações provocadas por fortes chuvas que atingiram a região, centro do país, nos últimos dias.

"Resolveu-se declarar o estado de emergência na província para tentar, de alguma forma, ter mais agilidade no atendimento para solucionar problemas específicos", disse o governador da província, Marco Troya, à emissora local Radio City.

Ele explicou também que nesta época do ano as inundações são recorrentes, especialmente nas regiões consideradas de "alta vulnerabilidade". A província de Los Ríos é a segunda a declarar o estado de emergência.

A primeira foi a de Esmeralda, no norte, que sofre com deslizamentos também ocasionados pela chuva. Na província, mais de 3.500 pessoas foram afetadas.

Na semana passada, Miguel Jarrín, um dos diretores do Instituto Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Equador, havia dito que as condições climáticas "extremas" que atingem o país são fruto do aquecimento global.

Enquanto Esmeralda e Los Ríos são castigadas pelo excesso de chuvas, a região central do país sofreu com uma severa estiagem.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,03
    3,146
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,09
    68.714,66
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host