UOL Notícias Notícias
 

18/02/2010 - 15h44

Mujica desiste de viajar ao México para Cúpula do Grupo do Rio

ANSA
MONTEVIDÉU, 18 FEV (ANSA) - O presidente eleito do Uruguai, José Mujica, desistiu de acompanhar o atual governante, Tabaré Vázquez, na Cúpula do Grupo do Rio, que será realizada entre os dias 22 e 23 em Cancún, no México.

A informação foi dada hoje por fontes oficiais que, mais cedo, haviam dito que Mujica compareceria à reunião. Dessa forma, Vázquez viajará acompanhado apenas de seu ministro das Relações Exteriores, Pedro Vaz.

Anteriormente, foi divulgada a informação de que Vázquez, que deixará o cargo no dia 1º de março, também havia desistido de participar do evento. O motivo seria justamente a agenda de preparativos para a posse de seu sucessor.

O presidente voltou atrás, no entanto, após um "pedido expresso" de seu colega mexicano, Felipe Calderón, anfitrião da cúpula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus homólogos de Chile, Michelle Bachelet, Nicarágua, Daniel Ortega, Guatemala, Álvaro Colom, e Panamá, Ricardo Martinelli, também já confirmaram participação.

O Grupo do Rio é formado por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Guiana (representando os países da Comunidade do Caribe/Caricom), Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O órgão foi criado no Rio de Janeiro em 1986 com o objetivo de ampliar a cooperação política entre seus membros e apresentar soluções para crises internas. Nesta próxima cúpula, a secretaria rotativa da entidade será transferida do México para o Chile.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,02
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,02
    75.974,18
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host