UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 19h21

Cuba diz que EUA continuam a fomentar a 'subversão' na ilha

ANSA
HAVANA, 20 FEV (ANSA) - O presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, disse hoje que os Estados Unidos "não mudaram" sua postura de promover a "subversão" na ilha, mas ainda assim ressaltou a importância de manter um diálogo com o país.

"Somos a favor de continuar as conversas", disse, referindo-se a uma nota divulgada anteriormente pelo governo cubano para criticar um encontro mantido pela delegação norte-americana que foi a Havana discutir temas migratórios ontem com opositores do regime.

Neste comunicado, o Ministério das Relações Exteriores de Cuba acusou os Estados Unidos de "promoverem a subversão" na ilha ao "convocar dezenas de seus mercenários" depois das negociações realizadas em Havana.

O texto diz ainda que esta ação "é contrária ao espírito de cooperação e entendimento demonstrado pela parte cubana" durante o diálogo bilateral.

A diplomacia cubana acusou a delegação norte-americana, encabeçada pelo subsecretário adjunto de Estado para o Hemisfério Ocidental, Craig Kelly, de dar "apoio à contrarrevolução".

A nota afirma também que Kelly, o mais alto funcionário dos Estados Unidos a visitar o país desde que Barack Obama chegou à Casa Branca, foi advertido sobre a realização de "um evento provocador, alheio ao espírito dos diálogos migratórios".

Devido à postura de seus representantes, prossegue o texto, Washington demonstrou desta forma "sua falta de vontade real para melhorar os vínculos com nosso país".

Alarcón, por sua vez, reiterou que durante o governo Obama "pouco mudou" na atitude norte-americana de "tentar intervir nos assuntos internos de Cuba".

Ele ressaltou, no entanto, a importância de dar continuidade ao diálogo. "Eu não creio que tenhamos de interromper, salvo que em sua vocação de mudança o sr. Obama fosse fazer o mesmo que o senhor [George W.] Bush", ponderou.

"Queremos continuar as conversas, não somente sobre questões de imigração, mas qualquer tema, desde que com base no respeito", complementou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,31
    3,266
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,60
    62.662,48
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host