UOL Notícias Notícias
 

20/02/2010 - 17h55

Equador quer levar ao Grupo do Rio proposta de órgão de combate a crimes financeiros

ANSA
QUITO, 20 FEV (ANSA) - O governo do Equador pretende propor, durante a cúpula do Grupo do Rio, que ocorrerá no México, a criação de um órgão de alcance regional para combater a lavagem de dinheiro e o "financiamento do terrorismo", disse hoje o presidente do país, Rafael Correa.

"Vamos propor nosso próprio grupo de controle de luta contra o narcotráfico, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo", disse o mandatário em seu programa de rádio semanal, transmitido aos sábados.

O encontro do Grupo do Rio será realizado entre segunda e terça-feira em Cancún, no México, e Correa é um dos presidentes com presença confirmada.

A proposta surge dois dias depois de o país ter sido incluído em uma lista de nações que apresentam supostas "deficiências estratégicas" para coibir este tipo de crime. A relação foi elaborada pelo Grupo de Ação Financeira Internacional (Gafi), vinculado ao G20.

Correa, em resposta, qualificou o informe como uma "mentira monstruosa" e assegurou que se trata de uma retaliação pelo fato de que o Equador mantém boas relações com o Irã.

Para ele, esta é mais uma "mostra do imperialismo que sobrevive no mundo". Por este motivo, ressaltou, é essencial criar um órgão independente, que atue em função dos interesses da região.

A reunião do Grupo do Rio terá como um dos principais temas de discussões a constituição de um novo bloco regional, que englobe todas as nações da América Latina e do Caribe e deixe de lado os Estados Unidos e o Canadá.

Assim, seria uma entidade paralela à Organização dos Estados Americanos (OEA), sediada em Washington.

Para o encontro regional, batizado de "Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe", foram convocados 33 mandatários, dos quais 24 já confirmaram participação, entre eles o brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Amanhã, também em Cancún, autoridades do México e de nações do Caribe promovem outra reunião, que terá na agenda a ajuda ao Haiti.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host