UOL Notícias Notícias
 

21/02/2010 - 16h29

Economia do Brasil deverá superar a italiana em cinco anos, diz jornal

ANSA
ROMA, 21 FEV (ANSA) - O jornal italiano Corriere della Sera publicou em sua edição deste domingo um texto no qual estima que a economia do Brasil ultrapassará a italiana dentro dos próximos cinco ou seis anos, tornando-se a sétima maior do planeta.

Na nota, o diário trata de maneira irônica o fato de que, hoje, são alguns dos países que pertencem ao mundo desenvolvido, como a própria Itália, Espanha e Grã-Bretanha, que têm de lidar com problemas antes atribuídos a nações mais pobres, como déficit alto, desemprego e dúvidas sobre a capacidade de honrar pagamentos.

"A fuga de capitais que antes afetava o Brasil, a Tailândia ou a Coreia do Sul hoje é uma realidade para a Grécia e a Espanha e um fantasma para a Grã-Bretanha", diz o jornal. "Enquanto isso, o fluxo de investimentos nos países emergentes superou os US$ 700 bilhões neste ano".

Em outro trecho, o Corriere afirma que a China deverá superar o Japão para se tornar a segunda maior economia do planeta em 2010.

Mais adiante, indica que, no sétimo posto, "durante a recessão global" gerada pela crise financeira, "o Brasil já ultrapassou a Itália se é considerada a paridade do poder de compra (PPC)", método usado para apurar quanto uma moeda pode comprar em termos internacionais.

O objetivo, neste caso, é comparar o poder aquisitivo e o custo de vida em diferentes economias.

"Em um dado momento, dentro dos próximos cinco ou seis anos, um pouco antes ou um pouco depois segundo as taxas de câmbio e de crescimento, o Brasil também passará a Itália em termos absolutos", afirma o texto.

"Assim, nosso país poderá deixar o grupo das sete maiores economias do mundo pela primeira vez em duas gerações", ressalta o jornal italiano.

Segundo números oficiais divulgados neste mês, o Produto Interno Bruto (PIB) da Itália caiu 4,9% no ano passado, pior desempenho desde 1971.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    12h40

    0,33
    4,216
    Outras moedas
  • Bovespa

    12h42

    0,32
    110.655,33
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host