UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 19h30

Após reunião com chanceler argentino, Ban Ki-moon pede resolução de conflitos por soberania

ANSA
  • Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (esq.), recebeu nesta quarta-feira o chanceler da Argentina, Jorge Taiana, na sede das Nações Unidas

    Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon (esq.), recebeu nesta quarta-feira o chanceler da Argentina, Jorge Taiana, na sede das Nações Unidas

NOVA YORK, 25 FEV (ANSA) - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, instou hoje o Comitê de Descolonização da entidade a prosseguir com seu trabalho e buscar "soluções criativas" para as questões que envolvem 16 territórios em todo o mundo cuja soberania está em disputa, entre eles as Ilhas Malvinas.

Em uma mensagem endereçada ao Comitê de Descolonização, o sul-coreano afirmou que "as legítimas aspirações à soberania" deveriam ser contempladas "com um enfoque pragmático e realista, que leve em conta as especificidades de cada um" destes territórios.

Desta forma, indicou, será mais fácil obter "resultados concretos" para resolver as disputas existentes.

As declarações de Ban Ki-moon são feitas após uma reunião que ele manteve, ontem, com o chanceler argentino, Jorge Taiana.

O ministro recorreu à ONU para reiterar o protesto argentino contra a decisão da Grã-Bretanha de começar a prospectar petróleo na região das Malvinas.

Situado no Atlântico do Sul, o arquipélago está sob controle dos europeus desde 1833, mas Buenos Aires o reivindica como parte de seu território.

Para a Argentina, a exploração de petróleo, uma decisão tomada por Londres de maneira unilateral, "é ilegal e contrária ao direito internacional".

Entre os 16 conflitos relacionados à soberania listados pela ONU, há também a questão de Porto Rico, ilha caribenha cujo território está associado aos Estados Unidos.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host