UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 13h40

Berlusconi deve chegar ao Brasil no próximo dia 7

ANSA
BRASÍLIA, 25 FEV (ANSA) - O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, chegará ao Rio de Janeiro no próximo dia 7 de março, dando início a uma visita de três dias ao Brasil, informaram fontes do governo brasileiro.

Depois de passar pelo Rio de Janeiro, estima-se que o chefe de Governo italiano siga para Brasília, onde será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 9. Durante a reunião, prevê-se a assinatura de uma série de acordos econômicos.

Lula e Berlusconi se reuniram pela última vez em novembro do ano passado, em Roma, e abordaram temas relacionados à economia, segundo destacou na ocasião uma nota do governo da Itália.

A expectativa, contudo, girava em torno do caso de Cesare Battisti, italiano condenado em seu país à prisão perpétua e que foi beneficiado no Brasil pelo status de refugiado político, concedido pelo Ministério da Justiça em janeiro de 2009. Na época, segundo Lula, o tema não esteve na pauta do encontro.

Atualmente, Battisti aguarda na penitenciária da Papuda, em Brasília, a decisão do presidente brasileiro. Em novembro passado, os magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) -- que analisavam o caso -- optaram por deixar a decisão final nas mãos do mandatário, que ainda não se pronunciou.

Segundo especula a imprensa brasileira, Lula deve se pronunciar apenas depois da visita de Berlusconi, mas ainda no primeiro semestre deste ano.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host