UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 08h22

Em visita a El Salvador, Lula será condecorado por Funes

ANSA
SAN SALVADOR, 25 FEV (ANSA) - O presidente de El Salvador, Mauricio Funes, condecorará seu homólogo Luiz Inácio Lula da Silva, que inicia hoje uma visita de um dia ao país centro-americano.

Está previsto para o mandatário brasileiro chegar à capital San Salvador por volta das 18h locais (15h no horário de Brasília). No aeroporto, Lula será recepcionado pelo ministro salvadorenho das Relações Exteriores, Hugo Martínez, e posteriormente irá a um jantar oferecido por Funes em sua homenagem.

Amanhã o petista participará de uma reunião com empresários brasileiros e salvadorenhos e visitará a cripta onde está sepultado o arcebispo Oscar Arnulfo Romero.

O religioso foi assassinado por um franco-atirador em 24 de março de 1980, quando realizava uma missa na capela da Divina Providência. Sua morte gerou protestos em todo o mundo por reformas em El Salvador.

Após estas atividades, Lula e Funes se reunirão em caráter privado no Palácio Presidencial para assinatura de acordos.

Nesta ocasião, o anfitrião concederá ao brasileiro a "Ordem Nacional José Matias Delgado Grã-Cruz". Lula, por sua parte, irá condecorar Funes com a "Ordem Nacional Cruzeiro do Sul".

O salvadorenho, eleito em março do ano passado, demonstrou em diversas ocasiões simpatia pelo ex-líder sindical. Funes, casado com uma brasileira que é militante do PT, Vanda Pignato, foi o primeiro candidato de esquerda a chegar ao poder após 20 anos de hegemonia da direita no país.

Está previsto para Lula retornar ao Brasil na noite de sexta-feira, depois de uma semana de viagens por países latino-americanos.

No início da semana, o mandatário esteve no México para participar da XXI Cúpula do Grupo do Rio e da II Cúpula da América Latina e do Caribe (Calc), ambas realizadas no balneário de Cancún.

Em seguida, Lula viajou a Cuba, onde se reuniu com o presidente Raúl Castro e seu irmão, Fidel. Antes de chegar a El Salvador nesta tarde, o mandatário fará uma visita ao Haiti, que foi atingido por um terremoto de sete graus na escala Richter no mês passado.

Lula sobrevoará a capital Porto Príncipe, um dos locais mais atingidos pelo tremor, e se encontrará com as tropas brasileiras em missão no país.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h58

    -0,53
    3,128
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,28
    75.389,75
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host