UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 11h04

Itália: Prêmio Nobel da Medicina passa por cirurgia após romper o fêmur

ANSA
ROMA, 25 FEV (ANSA) - A italiana Rita Levi Montalcini, ganhadora do Prêmio Nobel da Medicina de 1986, foi operada hoje em Roma depois de sofrer uma queda e fraturar o fêmur. Segundo os médicos, a cirurgia foi bem sucedida e a pesquisadora passa bem.

Montalcini é senadora vitalícia na Itália e completou 100 anos em abril do ano passado. Ela teria caído em sua residência na última quarta-feira.

Os profissionais do hospital Sant'Andrea, pertencente à Universidade de Roma La Sapienza, assinalaram que a cirurgia foi realizada com sucesso, mas é preciso ter atenção especial devido à idade avançada da paciente.

"A situação apresenta maiores problemas quando está ligada a fatores fisiológicos, mas quando se trata, como neste caso, de um evento traumático, uma intervenção rápida e a assistência de uma boa equipe médica podem colocar o paciente em poucos dias na condição de poder novamente carregar peso e caminhar", afirmou o médico geriatra da universidade, Vincenzo Maragliano.

Segundo informações divulgadas pelo hospital, Montalcini já foi levada para o quarto. Amanhã ela poderá se levantar e dar alguns passos, iniciando a fase de reabilitação. A pesquisadora deve receber alta no começo da próxima semana.

Rita Levi Montalcini é médica neurologista e recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento por suas pesquisas. Em agosto de 2001 ela foi designada senadora vitalícia pelo então presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi.

Assim que soube da notícia, o chefe de Estado, Giorgio Napolitano, enviou uma mensagem de votos de pronto restabelecimento à cientista.

O titular do Senado do país europeu, Renato Schifani, também encaminhou um telegrama à Nobel da Medicina, anunciando os "mais vivos e sinceros desejos de uma rápida e completa cura" e renovando seu "afeto" e "estima".

Também o presidente da Câmara de Deputados, Gianfranco Fini, referindo-se ao "grave incidente", endereçou votos positivos a Montalcini em seu nome e no da instituição.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host