UOL Notícias Notícias
 

25/02/2010 - 15h36

Lula quer fazer do Brasil o maior parceiro comercial de Cuba, diz imprensa

ANSA
HAVANA, 25 FEV (ANSA) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende fazer do Brasil o primeiro sócio comercial de Cuba, afirmou hoje a imprensa local, que cita declarações feitas pelo mandatário durante sua visita à ilha.

De acordo com as agências de notícias locais, Lula -- que permaneceu em Havana por pouco mais de 24 horas -- afirmou que o Brasil trabalha com "firme convicção" para se tornar o primeiro aliado na política de investimentos e desenvolvimento deste país.

Segundo o presidente, o país -- que está atrás de Venezuela, China, Espanha, Canadá e Estados Unidos, nas relações de intercâmbio comercial com Cuba -- está "em melhores condições" atualmente e "crê no potencial cubano".

Em sua estadia no país, ao lado do presidente cubano, Raúl Castro, Lula inaugurou ontem as obras do porto de Mariel, que será remodelado para se tornar o principal do país e terá financiamento brasileiro, de cerca de US$ 400 milhões. Os dois líderes firmaram ainda dez acordos de cooperação.

Antes de deixar o país, rumo ao Haiti, Lula também se reuniu com o ex-presidente Fidel Castro, afastado do poder e da vida pública desde 2006 por motivos de saúde. Segundo o brasileiro, o líder revolucionário está bem.

Depois de Cuba e Haiti, Lula chega esta tarde em El Salvador, onde se reunirá com o mandatário deste país, Mauricio Funes. Antes, ele esteve no México, onde participou da cúpula da América Latina e do Caribe realizada em Cancún.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host